linked in fb

Apicultura e Cosméticos Naturais no Brasil

Nossa proposta de empreendimento é uma empresa social centrada na produção, comercialização e distribuição de produtos apícolas, bem como, cosméticos derivados destes produtos.

A demanda mundial por produtos apícolas, especialmente mel e própolis, está em expansão devido ao aumento de incentivos ao seu consumo. Comparável ao chá e ao vinho, o mel tem o potencial para expandir seu mercado na indústria de alimentos naturais devido às suas qualidades e sabores variados, à diversidade de uso, forma, estética e à geografia da produção. Há uma crescente compreensão/divulgaçãodos seus benefícios para a saúde e o bem-estar. A própria apicultura também ganhou atenção pelo declínio da população das abelhas – fortemente documentado- e seu impacto sobre a polinização e a segurança alimentar. A apicultura é um método versátil e sustentável na produção de alimentos, quase único em seu impacto positivo sobre a biodiversidade. As abelhas e produtos apícolas são entendidos como vitais, tanto para a saúde humana e ambiental quanto para a sustentabilidade.

O Brasil tem bastante importância na apicultura. No país e possível produzir altos rendimentos com produtos de alta qualidade, incluindo o mel cru, o orgânico e o sem pólen geneticamente modificado, devido à sua massa de terra, flora diversificada e capacidade de produção durante o ano todo. Por essas razões, o Brasil tem uma forte presença na apicultura, sendo o líder mundial na produção orgânica de mel (produzindo mais de 1000 toneladas por ano) e o quinto maior exportador de mel do mundo (16707 toneladas em 2013). Há uma demanda crescente prevista para a produção nos próximos anos. O Brasil exporta metade de sua colheita de mel, a outra metade é consumida internamente. O Brasil é o terceiro maior produtor de própolis (depois da China e da Rússia). A própolis brasileira é considerada como a que tem aspropriedades mais nutritivas e é muito procurada devido a sua concentração de flavonoides. Apicultores brasileiros também colhem e vendem pólen, cera de abelha e geleia real.

As propriedades medicinais e nutricionais dos produtos apícolas os tornam principais ingredientes para cosméticos e formulas para os cuidados dos cabelos e da pele. O mel é conhecido por suas propriedades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, hidratante e calmante. O mel é também um agente umectante, que pode ser usado para manter o teor de humidade de um produto diante das mudanças nas condições ambientais. A cera de abelha é um emoliente que é compatível com uma ampla variedade de ingredientes cosméticos. É uma base excelente para cremes hidratantes, aumentando a permanência na superfície da pele e dos lábios, também aumenta a eficácia de protetores solar e reforça a atividade detergente. A própolis é cada vez mais procurada na indústria de cosméticos por causa da sua riqueza de benefícios. É antibacteriana, anticaspa, anti-irritante, antimicrobiana, equilibra a oleosidade da pelee é um agente de purificação que pode ser utilizado como um conservante não-tóxico. A geléia real é menos proeminente em cosméticos devido ao seu baixo rendimento quando comparada com os outros produtos apícolas. É um agente de firmeza e elasticidade e tem sido utilizado em produtos anti-idade e antiestrias.

O Brasil é o quarto maior consumidor do mundo de cosméticos e produtos de cuidado com a pele e os cabelos,sendo o terceiro maior consumidor de cosméticos naturais. Enquanto empresas multinacionais ocupam a maior parte da quota do mercado, as empresas brasileiras Natura e O Boticário mantem posições significativas. Ambas as empresas são definidas por sua variedade de ingredientes ativos naturais, incluindo muitos derivados de plantas nativas da Amazônia. A combinação de uma oferta crescente de componentes naturais de origem local (que pode ser implementada com produtos de abelhas para uma formulação eficaz) com o consumo crescente de cosméticos, faz do Brasil um local ideal para a criação de uma empresa social com base em cosméticos naturais